Refrescos de verão no prato: inspiração para receitas leves e saborosas

MrOferto
O verão está ao rubro e com ele vêm os dias quentes que pedem algo leve e refrescante. Em vez de refeições pesadas e gordurosas, vamos concentrar-nos em receitas que dão ao nosso corpo os nutrientes de que necessita sem nos pesar.
Refrescos de verão no prato: inspiração para receitas leves e saborosas

Frutos e legumes da época:

Tire partido da abundante variedade de legumes e frutos da época que estão repletos de vitaminas e minerais. Refresque-se com melão sumarento, morangos doces, pepinos frescos ou tomates aromáticos. Prepare saladas leves com uma variedade de legumes, ervas aromáticas e molhos feitos com azeite e sumo de limão. Também pode incorporar fruta em sobremesas, batidos ou limonadas refrescantes.

Sopas frescas e gaspacho:

As sopas frescas e os gaspachos são a escolha ideal para os dias quentes. Experimente uma sopa cremosa de brócolos, um refrescante gaspacho de tomate e pimento ou uma exótica sopa de manga e coco. Sirva as sopas com croutons, pão torrado ou ervas aromáticas.

Peixe e marisco grelhados:

O peixe e o marisco grelhados são fáceis de digerir e ricos em ácidos gordos ómega 3 que beneficiam a nossa saúde. Experimente o salmão com ervas aromáticas, o camarão grelhado com alho e limão ou o polvo grelhado com azeite e ervas aromáticas. Sirva o peixe e o marisco com legumes grelhados ou um molho ligeiro.

Massas leves e risotos:

As massas e os risotos não têm de ser pesados e com muitas calorias. Escolha opções de cereais integrais e combine-as com legumes leves, ervas aromáticas e queijo magro. Por exemplo, faça massa com molho de tomate e manjericão, risoto com abobrinha e parmesão, ou salada de quinoa com legumes grelhados e queijo feta.

Sobremesas saudáveis:

Mesmo no verão, pode deliciar-se com sobremesas doces mas saudáveis. Experimente sorvete de fruta, pudim de chia com fruta e nozes ou gelado caseiro de iogurte e fruta. Não se esqueça da fruta doce, que é uma óptima sobremesa por si só.

« Churrasco: uma sinfonia estival de sabores e aromas