Entrecosto com batatas e migas - um clássico da cozinha portuguesa

MrOferto
O entrecosto é, sem sombra de dúvidas, um dos cortes mais populares do porco, o animal mais comum na refeição dos portugueses. Com mais ou menos gordura, num corte mais grosso ou fino, esta carne para além de muito saborosa, é rica em proteínas, vitaminas dos complexos A, B e E, e minerais como o selénio, que beneficia o seu consumidor com as suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cardioprotetoras.
Entrecosto com batatas e migas - um clássico da cozinha portuguesa

O entrecosto de porco encontra-se presente em qualquer talho dos super e hipermercados do território nacional, como o Continente, Pingo Doce e Intermarché. Habitualmente, está disponível em 2 versões: fino e grosso. O fino é um corte com menos gordura, mas também com menos carne - é a melhor opção para quem procura um bom corte para grelhar ou assar. O corte grosso tem um maior conteúdo de carne, mas também tem mais gordura - esta versão é também indicada para quem prefere o entrecosto estufado, apesar de poder ser assada e grelhada.

Fonte: Pixabay

Ingredientes necessários para esta receita:

  1. 1 peça de entrecosto fino - cortado a meio

  2. 6 dentes de alho

  3. 1 folha de louro

  4. Batatas para assar - 400 g - marca Continente

  5. Sal marinho (q.b) - marca Continente

  6. Pimenta-preta (q.b) - marca Kania - disponível nos supermercados Lidl

  7. Pimentão-doce (q.b) - marca Kania

  8. Noz moscada (q.b) - marca Kania

  9. Tomilho seco (q.b) - marca Kania

  10. Oregãos (q.b) - marca Kania

  11. Mostarda (q.b) - marca Savora - disponível na maioria dos supermercados nacionais

  12. Mel (q.b) - marca Maribel - disponível nos supermercados Lidl

  13. Picante piri-piri (q.b) - marca Calvé - disponível na maioria dos supermercados nacionais

  14. Azeite (q.b) - marca Chaparro - disponível nos supermercados Lidl

  15. 3 colheres de sopa de margarina ou creme vegetal para culinária Becel - disponível na maioria dos supermercados nacionais

  16. 1 copo de vinho branco - marca Conde Noble - disponível na maioria dos supermercados nacionais

  17. ¼ de broa de milho- explore as padarias dos supermercados nacionais e irá encontrar excelentes opções de pão e broa para acompanhar ou compor os seus cozinhados

  18. 300 g de couve para caldo verde

  19. 100 g de bacon aos cubos - marca Fumadinho - disponível nos supermercados Lidl

  20. 1 lata pequena de feijão-frade - marca Compal - disponível na maioria dos supermercados nacionais


Passo 1 - A confecção do entrecosto

No dia anterior a assar o entrecosto, tempere-o bem com sal, a folha de louro, pimentão doce, pimenta preta, noz moscada, tomilho seco, mostarda, mel, piri-piri, regue com um pouco de azeite e meio copo de vinho branco e misture bem. Tape o recipiente com película e deixe repousar.

Prepare um tabuleiro com um pouco de azeite, 3 colheres de sopa de margarina e um pouco de vinho branco. Deite o entrecosto previamente temperado sobre o tabuleiro e leve ao forno, previamente aquecido a 180 graus Celsius, por 40 minutos.

Retire do forno e parta o entrecosto em tiras.

Passo 2 - A confecção das batatas

Descasque as batatas e tempere bem com sal, orégãos, pimenta preta e azeite. Coloque num tabuleiro e leve ao forno a 180 graus Celsius por 25 minutos ou até dourar.

Passo 3 - A preparação das migas

Comece por escaldar a couve em água temperada com sal, coloque-a num passador e passe-a por água fria. Escorra bem.

Triture a broa com a côdea, descasque 4 dentes de alho, pique-os e coloque num tacho com bacon e azeite. Leve ao lume brando e deixe refogar até dourar.

Junte a couve e o feijão frade escorrido, envolva bem e vá mexendo, até a mistura aquecer. Adicione a broa triturada, volte a envolver, retifique os temperos e o azeite, e retire do lume, quando bem envolvido e quente.

Emprate em doses generosas, não fosse este um prato típico portugues. Acompanhe com um vinho tinto a sua escolha. Nas lojas Continente, encontra descontos em uma seleção fantástica de vinhos de todas as regiões portuguesas, desde o Douro ao Alentejo.


« Salmão com batata doce e legumes cozidos - uma combinação simples e saudável Consejos sobre cómo ahorrar dinero »