Polvo à lagareiro – um clássico de Natal, em Portugal

MrOferto
A época natalícia é, para muitos, sinónimo de uma mesa cheia de iguarias tradicionais portuguesas. Para além do bacalhau e do peru, o polvo é um dos atores principais do Natal em Portugal, especialmente na região norte do país. Portanto, se quiser que os seus cozinhados façam furor entre a sua família e amigos, está neste momento a ler o artigo certo! Para além de delicioso, o polvo é um alimento com alto valor biológico e que, quando devidamente preparado e digerido, é uma ótima fonte de ómega 3, aminoácidos, potássio, magnésio, fósforo, vitamina A, B e C.
Polvo à lagareiro – um clássico de Natal, em Portugal

Existem diversas formas de confecionar este magnífico molusco, mas hoje abordamos uma das mais populares e apreciadas pelos portugueses: o polvo à lagareiro. Apesar de ser um prato particularmente caro para a realidade nacional, esteja particularmente atento ao folheto Lidl de cada semana, pois o polvo congelado da marca Ocean Sea, tamanho pequeno (até 1 kg), médio (entre 1 e 2 kg) e grande (acima de 2 kg) costuma estar em promoção. Esteja ainda atento às constantes promoções nos supermercados Continente, Auchan, E.Leclerc, Intermarche e Pingo Doce, de forma a adquirir o seu polvo congelado a um preço mais em conta.

A plate of food  Description automatically generated with medium confidence

Fonte: Pixabay

Ingredientes necessários para esta receita:

  1. 1 kg de batata pequena para assar – marca Continente

  2. 1.5 kg de polvo congeladoOcean Sea – disponível nos supermercados Lidl

  3. Sal

  1. Azeite virgem extra (1 fio para a cozedura do polvo e 200 ml para o molho) Chaparro – disponível nos supermercados Lidl

  1. 2 folhas de louro

  2. 8 dentes de alho

  3. 1 cebola

  4. Salsa

Passo 1 – A cozedura do polvo

Limpe o polvo, previamente descongelado, e coloque num tacho com água quente. Caso não disponha de material de cozinha, recomendo que esteja atento/a às constantes promoções Lidl em ferramentas e utensílios de cozinha. Não coloque para já o sal.

Coloque a folha de louro, a cebola partida em 4 partes, 4 alhos esmagados com casca e um fio de azeite.

Quando a água começar a ferver, coloque o lume no mínimo. Deixe cozer durante 40 minutos. Quando este período terminar, pegue num garfo e pique o polvo. Se entrar sem qualquer dificuldade, é porque o polvo está cozido.

Nesta fase, coloque o sal e deixe o polvo repousar na sua água de cozedura, durante 15 minutos, com o tacho tapado.

Retire o polvo e, numa tábua, parta o polvo em partes generosas. Numa grelha untada com azeite, passe as peças de polvo para dourar e retire.

Passo 2 – Assar as batatas

Ligue o forno a 180 graus Celsius.

Num tabuleiro, espalhe as batatas pequenas com pele, previamente limpas. Coloque uma boa quantidade de sal por cima das batatas e leve ao forno durante 40 minutos.

Quando assadas, retire-as do forno e bata-as a murro – cuidado para não se queimar.

Passo 3 – A preparação do molho

Descasque os 4 alhos e corte-os em lâminas. Coloque-os num pequeno tacho, juntamente com a folha de louro, a salsa picada (se preferir, pode substituir por coentros) e 200 ml de azeite Chaparro.

Leve o preparado ao lume e deixe ferver. Quando atingir o ponto de fervura, retire.

Passo 4 – A mistura de todos os ingredientes

Junte as batatas e o polvo num tabuleiro e regue generosamente com o molho. Adicione mais salsa picada, a gosto. Um prato fantástico que será muito apreciado na sua consoada.


« Aveia adormecida: pequeno-almoço saudável ou sobremesa? Tagliatelle alla bolognese – simples, fácil e deliciosa »